Como Calcular a Comida para Festa Infantil: Quantidades Ideais e Dicas
- Georgia Xavier Barbieri
- 5 de nov. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: há 3 dias
Planejar uma festa é empolgante, mas ficamos super preocupados com a possibilidade de faltar comida/bebida, né? E não queremos comprar aquele exagero e ter desperdício. Então vamos ajudar você a evitar preocupações e garantir um planejamento tranquilo e uma celebração perfeita! Acompanhe nossas dicas:

1. Número de Convidados e Tipo de Festa

Comece considerando o número de convidados e o tipo de festa (infantil, adulta, noturna...). Qual será o tempo de duração? E o que vai ser servido?
O horário da festa vai determinar o que servir: é no horário de almoço ou jantar? Se sim, prefira servir comidas quentes, uma refeição mesmo! Se for durante a tarde, é legal apostar nos salgadinhos, docinhos, mini sanduíches...
Decidido isso, podemos começar a calcular a quantidade de comida ideal para a sua festa!

2. O Que Servir e Quantidades Estimadas
Vamos pensar nos nossos pequenos: calcular quantidade de comida para uma festa infantil! Eles não gostam de comidas muito elaboradas e diferentes, então, pra não errar, é legal apostar no clássico: cachorro quente/sanduichinhos, batata frita, pipoca, coxinha de frango/salgadinhos simples, brigadeiro... O sabor do bolo segue a mesma lógica: prefira o de chocolate!
Aqui fizemos uma estimativa pensando no “mais comum”, uma festa infantil, a tarde, que tenha as seguintes opções (ou similares):
Salgadinhos: Calcule cerca de 10 por adulto e 7 por criança.
Mini pizza ou hamburguinho: Estime 6 por adulto e 4 por criança.
Cachorro quente: Planeje 2 por convidado.
Docinhos: Previna-se com 6 por adulto e 4 por criança.
Bolo: Considere 100g (uma fatia) por convidado.
Lembrando sempre que se for servido na mesa (garçons), o consumo costuma ser maior do que se as pessoas tem que ir se servir em uma mesa.
Além da comida, a quantidade de bebidas também influencia muito na organização da festa — especialmente em dias quentes ou festas mais longas.
Se quiser calcular com mais precisão e evitar desperdícios (ou falta), deixamos um guia completo aqui.
Se for no horário de almoço ou jantar, podem ser servida uma entradinha antes e ainda ter a mesa com bolo e docinhos. Aí as quantidades mudam para:
· Salgadinhos (ou alguma coisa que combine com o que vai ser servido como prato principal, como porções de batatinhas, por exemplo): 5 por adulto e 4 por criança
· Docinhos: 4 por adulto e 3 por criança (Aqui criamos outro post pra você, falando e dando mais dicas sobre os docinhos para a sua festa!)
· Bolo: 200gr a cada 3 convidados
💡 Uma dica prática para quem vai preparar a comida em casa
Além de calcular as quantidades, alguns utensílios simples fazem muita diferença no dia da festa — ajudam no preparo, economizam tempo e deixam tudo mais organizado.
Separei uma lista com itens que costumam facilitar bastante esse processo, especialmente em festas infantis feitas em casa:
👉 Forma assadeira redonda
👉 Kit formas mini bolos
👉 Kit 12 palitos formiguinhas
👉 Forminhas picolés
Conclusão
Com essas dicas, você pode planejar os comes para a festa do seu filhote com tranquilidade e praticidade. Qualquer dúvida, comenta aqui embaixo que vamos te ajudar! E não esqueça: Antes de quebrar a cabeça com a quantidade de comidas, decida com calma sobre horário e lista de convidados! Visite nosso site e descubra como nossos produtos de decorações podem complementar a sua festa, criando um ambiente mágico e especial para o seu pequeno e seus convidados!
Este post contém links de afiliado. Ao comprar por eles, você apoia o conteúdo do blog sem custo extra.








